A Academia Heráldica de Pathros
:: O que é Rei das Armas ? ::

     Historicamente falando, a heráldica oficial de um país é administrada por funcionários do Monarca denominados Rei de Armas, Rei das Armas, Arauto Real, Heraldo da Corte, etc.

     O serviço do Rei das Armas é fazer a parte corriqueira e documental das outorgas e elevações de títulos expedidas pelo Monarca, também das fiscalizações das corretas observãncias dos brasões e suas figuras heráldicas, dos arquivamentos de documentos, etc. Um Monarca de muitos séculos atrás fazia tudo isso pessoalmente, mas com o passar dos anos não lhe cabia mais gastar tempo com detalhes basicamenter de escritório e de secretariado. O Rei-das-Armas é um secretário do Monarca para assuntos nobiliárquicos.

     Originalmente este ofício apareceu somente como dado à um promotor de eventos sociais realizados pelos Reis da época medieval. Eram eventos de batalhas entre cavaleiros da corte, criados para divertir o público e também para promover a sociabilidade da corte da época. O evento corresponde a uma situação atual que se descreve quando um rapaz desfila com a sua tradicional marca inconfundível de "mauricinho" para tentar encontrar uma paquera para o seu fim-de-semana.

     Na imagem ao lado pode-se notar os cavaleiros na parte de trás, esperando sua hora de serem chamados para a batalha; as damas, que recebem as maiores atenções dos cavaleiros afoitos por "cortejá-las"; e os heraldos, de roupões vermelhos, os "promouters" de sua época.

     Com o passar dos anos estas atividades requereram ao heraldo conhecimento das diversas simbologias, pois tinha que saber o nome de todos os cavaleiro só de ver suas roupas e símbolos contidos em seus brasões. Começou então a era das regras destas simbologias, criando-se assim a chamada Arte Heráldica, com suas regras próprias.

     Aos heraldos mais antigos, por causa de suas experiências em seu ofício, era dado então a posição de ter a última palavra em caso de dúvidas. Nasceu então o nome de Rei das Armas ou Rei de Armas. À partir daí o heraldo também conseguiu foro judicial para regrar os assuntos da área e exercer autoridade para castigar os infratores. Sua palavra tinha o aval do seu próprio Rei.

     Clique aqui para ver a imagem de uma carta de consessão de brasão heráldico, expedida na idade média.

     O Reino Unido da Grã-Bretãnha, formado pela Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte, tem três destes funcionários: o Garter King of Arms, Norroy King of Arms e Clarenceuxs King of Arms, cada um para uma região do Reino Unido.

     Na Escocia, em face de novos rumos traçados para aquele país, há um em específico conhecido como Lord Lyon King of Arms. ( Clique aqui para ve-lo numa de suas atuações ).

     Na Irlanda do Norte já teve o nome de Ulster King of Arms, e que agora é apenas Chief Herald of Ireland, pois a chefia maior deste departamento norte-irlandês passou para o escritório oficial da Inglaterra, o "English College of Arms", e portanto se chama agora: Norroy King of Arms. (Norroy é um trocadilho para NO=norte ROY=rei, ou seja: Rei do Norte)

     Na Espanha é Reyes de Armas.

     Em portugal é conhecido como Rei de Armas e Rei d'Armas, mas também já houveram nomes antigos como Heraldo Real e Heraldo da Corte. Todos estes tiveram e ainda tem uma função basicamente igual: ser a maior autoridade de seu País para julgar e dar os vereditos finais dos assuntos heráldicos e a preservação de suas normas.

     Há muito tempo atrás, em Portugal do céculo XVI, o Rei D.Manoel I (1495-1521) mandou dar cabo às brigas que vinham tendo no seu Reino por causa da falta de padronização da heráldica no país. Mandou o seu armeiro-mor (tipo de secretário da casa civil) criar um livro com os brasões de todos os nobres, e também construir uma sala com a pintura de todos os brasões dos nobres de sua época. Até hoje ela existe e é ponto turístico na cidade de Sintra. Clique aqui para saber mais detalhes a respeito.

     O "King of Arms" da Inglaterra e o "Lord Lyon King of Arms" da Escócia não tem registrado, há mais de 150 anos, casos que requeiram intervenção judicial contra usurpação de brasões e títulos nobiliárquicos. A razão é simples: qualquer pessoa que aspire a um título nobiliárquico jamais irá cometer uma gafe destas, pois, se a outorga de títulos é do Rei, este nunca iria concedê-lo à um infrator de uma das mais antigas tradições reais existentes do Reino Unido da Grã-Bretãnha.

     Clique aqui para ver uma imagem do roupão cerimonial usado ainda hoje por um "King of Arms" da Inglaterra.

     Clique aqui para entrar no site oficial da Escócia, do "Lord Lyon, King of Arms" da "Heraldry Societh of Scotland".

     Clique aqui para entrar no site mais ilustrado do Brasil que trata da arte heráldica. É uma "Introdução ao Estudo sobre Heráldica".


Távola Ducal
Secretaria das Comunicações

PÁGINA INICIAL    

A Academia    

Administração 

Rei das Armas 

Símbolo 

Localização 

O que é Heráldica ? 

O Código Heráldico    

Arquivos    

Links    

Contatos    

<<  VOLTAR